Setor de fisioterapia do Clube realiza treinos que auxiliam atletas e prevenir lesões e recuperar de maneira mais rápida dores musculares entre outros
Um jogador lesionado em clube profissional, sempre é uma “dor de cabeça” a mais para comissões técnicas e dirigentes. Quanto mais atletas a disposição, melhor para treinadores. E pensando neste sentido, o Atlântico Erechim tem desenvolvido há vários anos trabalhos específicos para que prevenir lesões e auxiliar os jogadores a buscarem uma recuperação mais rápida, seja de grandes ou pequenas lesões.
Durante a pré-temporada, a preocupação é maior, uma vez que é preciso, de acordo com o fisioterapeuta do Clube, Cerineu Araldi, deixar o atleta em condição de suportar a carga de jogos e treinos durante o ano, sem passar por complicações, ou pelo menos ajudar a diminuir a chance de lesões.
Para isso, o departamento utiliza alguns treinos específicos, como funcionais, propriocepção e este ano, também o incremento do Foam Roller,uma técnica que tem tido boa aceitação dos jogadores. “Comparamos a preparação doa atleta a construção de um edifício. É preciso inicialmente se fazer uma boa base, para que após, consigamos ter êxito no restante da obra. Na nossa preparação, o foco é dar uma boa base ao atleta para que ele possa ao longo do ano render o máximo possível, sem sofrer problemas”, salienta Cerineu.
“Agora nossa preocupação é 100% na prevenção. Durante o ano, seguimos realizando estes trabalhos, claro, mais como manutenção, auxiliando o atleta a ter uma recuperação melhor entre jogos e treinos. Nosso objetivo é fazer com que o jogador consiga render no alto nível, o maior tempo possível”, completa o fisioterapeuta.
A semana de treinos do Galo termina neste sábado. Os turnos da manhã foram utilizados todos os dias para preparação física. Os da tarde serviram para o treinador Paulo Mussalém começar a definir a parte técnica e tática.