Mundial de Futsal movimenta cidade de Erechim

Cidade brasileira se prepara para sediar terceira competição em três anos
Organizadores destacam responsabilidade em receber tão importante torneio

Está chegando a hora. Em pouco mais de uma semana, começará a disputa do Campeonato Mundial de Clubes de Futsal – a Intercontinental Futsal Cup 2015. Este ano, a edição será realizada na cidade brasileira de Erechim, que está na região norte do Rio Grande do Sul, extremo sul do país.
Em quadra estarão cinco times, representante de cinco continentes, uma edição que promete entrar para a história do futsal mundial. O Atlântico Erechim tem vaga garantida por ser o campeão da Taça Libertadores da América em 2014, mas também é o clube sediante e organizador, juntamente com a Confederação Brasileira de Futsal.
O diretor de futsal do Clube gaúcho, que também é o gestor de competição do Mundial, Mário Tormen explica que esta é uma oportunidade, mas que traz grande responsabilidade. “Nossa expectativa é a melhor possível. Porém, ao lado da expectativa, vem a responsabilidade, juntamente com a equipe da organização deste Mundial de Futsal, de representar o CER Atlântico através do seu departamento de futsal, e também o município de Erechim”, aponta o dirigente.
De acordo com Mário Tormen, este é um momento ímpar para a Erechim e a região. “Já estamos notando a dimensão que este evento está alcançando, pela procura de informações, pelo interesse dos colaboradores da região em oferecer suas localidades para visitação de atletas e dirigentes que aqui chegarão. Certamente Erechim e região serão ainda mais conhecidos no mundo do futsal”, acrescenta Tormen.

Terceiro evento em três anos
O Atlântico Erechim tem se destacado dentro e fora das quadras nos últimos anos. Em 2013, o Clube sediou a Taça Brasil de Futsal. Em 2014 foi a vez de receber clubes de vários países Sul-americanos, para a disputa da edição daquele ano da Taça Libertadores da América. Já este ano, é a vez do Mundial, que começa no próximo dia 31 de agosto e seguirá até 5 de setembro.
“O Atlântico, que já se destacou nas promoções de tantos eventos, tem mais uma vez tem a oportunidade de representar a América do Sul nesta promoção. Vamos apresentar ao mundo do futsal a maneira gaúcha de bem receber seus visitantes, com costumes e hábitos tão distintos, fazendo com que estes se sintam como se em seus países de origem estivessem, facilitando da melhor maneira possível a convivência com nosso povo”, salienta Mário Tormen.
É também um momento importante para o CER Atlântico, clube que comemorará em setembro, seu primeiro centenário de fundação. “No momento em que completamos 100 anos de fundação do nosso clube, nada mais gratificante do que estarmos participando pela primeira vez de um mundial de futsal representando a América do Sul, título este conquistado dentro de nossa quadra, na conquista da Taça Libertadores da América em 2014. Não iremos participar apenas como coadjuvantes, pois temos como objetivo alcançarmos o título de Campeão Mundial de Futsal, mesmo sabedores das dificuldades que enfrentaremos”, completa Mário Tormen.

A competição
O Campeonato Mundial de Clubes de Futsal acontecerá em Erechim, no Ginásio do CER Atlântico, entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro. A competição está sendo organizada pelo Departamento de Futsal do CER Atlântico, juntamente com o Departamento Internacional de Futsal, da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
A primeira fase será disputada entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, entre os times do Atlântico APTI URI Erechim, Al Dhafra (Emirados Árabes Unidos), Toronto (Canadá), Kairat (Cazaquistão) e o Misr Lelmakkasa (Egito), com todos enfrentando-se entre si, em turno único.