Foam Roller é novidade na pré-temporada do Atlântico

Técnica de auto liberação miofascial integra pela primeira vez a preparação física dos jogadores do Galo, também como uma forma de prevenir lesões 

No esporte de auto rendimento, nenhum jogador quer enfrentar lesões. Nem sempre elas vem no momento certo e muitas vezes são responsáveis por grandes períodos sem poder praticar o esporte, que para muitos atletas, é a profissão exercida.

Neste sentido, o Atlântico Erechim tem trabalhado de diversas maneiras para evitar que os jogadores sofram lesões. A equipe de fisioterapeutas tem implantado exercícios que tem auxiliado na prevenção e na minimização dos efeitos causados por lesões.

Há duas semanas em treinos de pré-temporada, os jogadores do Galo estão tendo uma importante novidade e aliada no combate a lesões, recuperação e treinamento muscular. Trata-se do Foam Roller, um exercício que destaca maior amplitude dos movimentos, torna os músculos mais fortes e flexíveis, faz com que o corpo fique mais resistente a lesões, melhora a coordenação e postura, auxilia na rápida recuperação muscular além de facilitar o treinamento muscular.

Diego Tapia, fisioterapeuta do Clube, destaca que a técnica de automassagem tem se tornado um importante aliado na recuperação muscular, especialmente neste período em que a carga física dos treinos é bastante intensa. “São exercícios realizados antes e após os treinos. Temos tido uma boa adesão dos atletas, justamente por eles estarem sentindo os resultados no uso do Foam Roller”, destaca o fisioterapeuta.

O Foam Roller

O Foam Roller é utilizado antes e após as atividades físicas, como uma técnica de automassagem, conhecida como auto liberação miofascial. Tem como objetivo eliminar os “pontos gatilhos”, que são como pequenos nós que se desenvolvem na fáscia muscular, resultando em uma flexibilidade muscular ineficiente em relação ao corpo em movimento.

Os exercícios específicos de rolamento no Foam Roller tendem a eliminar estes “pontos gatilhos” tornando os músculos mais facilmente treináveis, mais flexíveis, mais fortes e resistentes a lesões.

Skip to content